CredRisk Seguros

Aprenda a fugir da inadimplência dos clientes

O recente cenário de crise política e econômica trouxe muitas situações desafiadoras e dificuldades vividas pelas empresas, uma das principais e que tem tirado o sono de muitos empresários é o aumento da inadimplência.
Um estudo do Serasa mostra que o número de empresas inadimplentes no Brasil bateu recorde em maio de 2017. Cerca de 5,1 milhões de CNPJs estavam negativados, a maior quantidade registrada desde março de 2015, quando o levantamento passou a ser feito. Em relação a maio de 2016 houve um aumento de 15,9%. O montante alcançado pelas dívidas das empresas foi de R$ 119,2 bilhões. Cada CNPJ tem em média 11 dívidas, totalizando um valor médio de R$23 mil.

O Serasa aponta ainda que a primeira quinzena de dezembro de 2017, revelou que 20% das empresas oferecem elevado risco de crédito nas transações comerciais com seus contratantes. Ou seja, uma em cada cinco empresa brasileiros está nesta categoria de risco porque apresenta excesso de negativações por cheques sem fundos, inadimplência com bancos e empresas, além de protestos, recuperações judiciais ou falências decretadas.

Como prevenir a inadimplência?

Por conta disso, as empresas têm que reforçar seus critérios e procedimentos para permitir a liberação do crédito, bem como adotar o Seguro de Crédito que garante o recebimento dos ativos.

O aumento da inadimplência, agravada pelo crescimento do número de recuperações judiciais e falências, contribui para o maior interesse das empresas no Seguro de Crédito: o cenário atual pede aos gestores planejamento, assertividade e impõem um painel de extrema eficiência para os negócios.

Ao longo de três anos a adoção do Seguro de Crédito Interno cresceu cerca 55%, o que confirma uma mudança de postura.

Falta de conhecimento do mercado brasileiro

Frequentemente difundido no mundo, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, o seguro de crédito ainda é pouco contratado no Brasil, embora esteja crescendo por aqui. Há a falta de informação de que ele existe, e, ao mesmo tempo, falta de cultura das empresas brasileiras. Essa modalidade de seguro é recente no Brasil. Chegou por aqui em 1998, inicialmente para proteger as exportações, por multinacionais que sentiam a necessidade de se prevenir contra possíveis calotes.

Já em 2003 todas as grandes seguradoras mundiais montaram suas estruturas no Brasil, período no qual começaram as contratações do Seguro de Credito Doméstico.

Se sua empresa se preocupa com um possível agravamento da crise que afeta o mercado econômico, o Seguro de Crédito é uma ótima opção de proteção. Ao se adaptar a cada tipo de empresa, ela garante as proteções necessárias e a perenidade do seu negócio.

Diante deste cenário, a CredRisk Seguros está apta a fornecer soluções inovadoras que melhor atendam as necessidades da sua empresa ajudando na avaliação da melhor opção para minimizar o risco de crédito.

Deixe um comentário: