CredRisk Seguros

Como o Seguro de Crédito pode ajudar a financiar seu negócio?

Com a chegada de 2018, muitas empresas começam a enxergar uma luz no fim do túnel em meio ao cenário financeiro frustrante que 2017 deixou para trás.
Alternativas como a aquisição do Seguro de Crédito podem ser mais do que preventivas a perdas, agindo também em prol do crescimento de muitas empresas. Entenda como em nosso post de hoje!

Seguro de Crédito: mais do que proteção dos recebíveis

O principal intuito da contratação de um Seguro de Crédito para a sua empresa é prevenir as perdas que podem ser causadas devido às faturas não pagas das vendas realizadas a prazo. A inadimplência de contas a receber origina prejuízos, o que resulta na falta de recursos e pode afetar a capacidade da empresa para manter o seu nível normal de negócios.

O Seguro de Crédito também pode ajudar sua empresa a lucrar, aumentando o número de vendas:

  1. Aumento de Vendas para “clientes existentes”: Aumentar vendas para clientes existentes sem necessariamente aumentar o risco de credito em função da “transferência do risco de crédito para uma seguradora de primeira linha”, é a forma mais rápido de aumentar suas receitas.
  2. Aumento de vendas para “novos clientes”: É uma forma responsável e cautelosa de aumentar sua receita. Entrar em mercados novos ou adquirir clientes novos sempre apresenta um risco de crédito maior em função de não conhecer o histórico de pagamento do devedor. Usando o Seguro de Crédito para clientes novos, o segurado pode contar com uma diligência prévia dos devedores por parte da seguradora. Isto é muito relevante quando as aberturas de novos clientes são em estados brasileiros diferentes do Segurado. A mesma regra vale para Segurados que querem participar em exportações para clientes novos e países novos. Vale ressaltar que o Seguro de Crédito normalmente inclui os serviços de cobrança “amigável” e “judiciais”, que são grandes benefícios quando se trata de países estrangeiros com regras de cobrança diferentes das que conhecemos aqui no Brasil. Na realidade o Segurado recebe sua indenização rapidamente (conforme prazos estabelecidos na apólice), sub-roga seus direitos para a Seguradora e a cobrança da dívida fica por conta da Seguradora.

Mas, além disso, você sabia que a proteção proporcionada pelo Seguro de Crédito pode também ser utilizada como uma garantia adicional para respaldar um programa de financiamento de recebíveis com taxas mais atrativas para a sua empresa?

Os recebíveis podem representar até 40% do total de ativos de uma empresa. Portanto, gerenciá-los de forma correta pode trazer muitos benefícios financeiros para o crescimento do seu negócio. Como por exemplo:

- Você protege sua empresa contra o risco de insolvência;
- Aumento significativo da credibilidade junto aos bancos e do acesso ao financiamento;
- Possibilita uma expansão segura das vendas de sua empresa;
- Aumenta a liquidez, já que o “contas a receber” da empresa estará garantido.
- Recupera o fluxo financeiro, em decorrência da indenização das perdas por inadimplência;
- Aprimora constantemente os mecanismos de análise de créditos e gestão de cobrança;
- Tem uma maior flexibilidade e custo frequentemente inferior, comparado a outros mecanismos de redução de risco de não pagamento;
- Há uma diminuição das taxas de risco cobradas pelos bancos para desconto antecipado de recebíveis;
- Dependendo da formatação e/ou estruturação da operação é possível realizar operações “sem direito de regresso” e “off balance sheet”.
- A empresa limita suas perdas por inadimplência a custo conhecido previamente.
- A cobertura da apólice pode favorecer o planejamento da política comercial da empresa.

A CredRisk oferece soluções flexíveis que garantem um alto nível de autonomia na concessão de crédito para clientes, gerando condições mais competitivas de venda em prol da liquidez, e o sucesso da sua empresa.

Deixe um comentário: