CredRisk Seguros

Qual o custo do Seguro de Crédito?

Muito utilizado por empresas europeias e americanas, o Seguro de Crédito ainda é pouco conhecido pelas companhias brasileiras. Segundo dados da Fenseg, menos de mil empresas nacionais fazem uso desse seguro no país.

Um dos principais fatores para a baixa penetração desse tipo seguro no país é o fato de as empresas o considerarem como um custo financeiro adicional e não uma ferramenta de gestão do setor de contas a receber com vários benefícios, sendo os principais deles:

- Monitoramento da carteira;
- Expansão das vendas de forma segura;
- Gestão de cobrança dos clientes inadimplentes;
- Indenização, caso não haja sucesso na cobrança.

Mas afinal, quanto custa para a empresa adquirir um Seguro de Crédito?

Segundo a FenSeg, em geral, o custo da apólice é de quatro a cinco vezes inferior à taxa cobrada por bancos ou empresas de cartões para antecipar valores de recebíveis a lojistas, por exemplo.

Custo do Seguro de Crédito Doméstico

Para a contratação do Seguro de Crédito Doméstico, o prêmio é normalmente calculado sobre a totalidade da carteira de clientes da empresa; o montante de vendas financiadas; os históricos comercial, financeiro e de inadimplência; o ramo de atividade e a estimativa de vendas a prazo no decorrer de 12 meses.

Um dos fatores usados para estabelecer o preço do seguro (prêmio) é o faturamento anual do segurado. Sobre este montante é aplicada a taxa formada pela avaliação do risco do crédito.

Custo do Seguro de Crédito à Exportação

Existe uma grande semelhança entre os seguros de Crédito Doméstico e de Exportação. A diferença entre eles é, que o Seguro à Exportação inclui também os riscos políticos ou atos de guerra que possam impedir o cumprimento do contrato.

Papel da Corretora de Seguros

Por conta da complexidade e do nível de detalhes deste tipo de seguro é recomendado contar com uma Corretora de Seguros especializada, que após fazer a análise dos riscos poderá recomendar a cobertura mais adequada. A análise da Corretora se baseia em:

  1. Situação econômico-financeira do segurado;
  2. Média de situação econômico-financeira dos devedores;
  3. Situação conjuntural do ramo de atividade do segurado.

Com estas informações em mãos a Corretora buscará as melhores condições e taxas do mercado para sua empresa.

Deixe um comentário: