CredRisk Seguros

As causas de sinistros no Seguro de Crédito Interno

O seguro de crédito interno é uma modalidade de seguro que oferece proteção contra os riscos de inadimplência por parte de empresas que vendem a prazo. 

Logo, os sinistros em um seguro de crédito interno ocorrem basicamente quando o segurado sofre uma perda financeira em decorrência da falta de pagamento de uma ou mais dívidas por parte de seus clientes.

Porém, para entender melhor como tudo isso funciona e para conhecer as principais causas de sinistros no Seguro de Crédito Interno, nós preparamos este post a seguir.


Quais são as principais causas de sinistros no Seguro de Crédito Interno?

As principais causas de sinistros no seguro de crédito interno são:

  • Falência ou insolvência do devedor - quando uma empresa deixa de pagar suas dívidas, seja por falta de recursos ou má gestão, ela pode acabar falindo ou se tornando insolvente. Nesse caso, o seguro de crédito interno entra em ação para proteger o segurado contra as perdas financeiras decorrentes dessa situação;
  • Inadimplência prolongada do devedor - em alguns casos, uma empresa pode demorar para pagar suas dívidas, mesmo que não esteja à beira da falência. Nesse cenário, o seguro de crédito interno também pode ser acionado para cobrir as perdas financeiras do segurado;
  • Risco político - em alguns casos, o seguro de crédito interno pode cobrir perdas decorrentes de riscos políticos, como mudanças na legislação que afetam a operação do segurado ou crises políticas que afetam o mercado;
  • Mudanças no mercado - mudanças bruscas na economia ou no mercado em que o segurado atua podem afetar a capacidade dos devedores de pagar suas dívidas. Nesses casos, o seguro de crédito interno pode ser acionado para minimizar as perdas do segurado;
  • Fraude - em alguns casos, a inadimplência do devedor pode ser resultado de fraude, como falsificação de documentos ou simulação de operações comerciais. Nesses casos, o seguro de crédito interno pode cobrir as perdas do segurado;
  • Recuperação Judicial - Quando uma companhia enfrenta dificuldades para pagar suas dívidas, ela pode recorrer ao pedido de recuperação judicial junto à justiça, visando garantir a reestruturação dos negócios e redefinir um plano de resgate financeiro da instituição. Nesse caso, fornecedores dessa mesma empresa podem utilizar o Seguro de Crédito para se proteger contra uma possível falência ou inadimplência de seu parceiro.


Quem pode contratar um seguro de crédito?

O seguro de crédito interno é uma modalidade de seguro que pode ser contratada por empresas que desejam se proteger contra o risco de inadimplência de seus clientes ou fornecedores no mercado interno. 

Assim, qualquer empresa que conceda crédito a seus clientes ou dependa de fornecedores para sua operação pode contratar um seguro de crédito interno.

Empresas de diversos setores podem se beneficiar com essa modalidade de seguro, tais como indústrias, comércios, distribuidores, prestadores de serviços, entre outros.

Normalmente, o seguro de crédito interno é contratado por empresas que tenham um alto volume de vendas a prazo ou que tenham uma carteira de clientes com risco de inadimplência elevado. Essas empresas podem usar o seguro de crédito interno para mitigar o risco de perdas financeiras decorrentes da inadimplência de seus clientes.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre este tipo de apólice e as principais causas de sinistros do Seguro de Crédito.

E se você quer saber mais e fazer um orçamento de uma apólice para a sua empresa, não deixe de consultar um de nossos especialistas.

 

Sobre a MDS
MDS é um grupo multinacional de corretagem de seguro e resseguro, consultoria de riscos e gestão de benefícios. É líder de mercado em Portugal, está entre os maiores no Brasil e presente também em Angola, Moçambique e Espanha. Mundialmente, a companhia opera por meio da Brokerslink – empresa fundada pelo grupo e que gere uma rede de brokers presente em mais de 120 países, totalizando cerca de 25.000 profissionais de seguros. Em resseguro, a organização atua no Brasil, em Portugal e na África com a marca MDS RE. A RCG - Risk Consulting Group é a empresa referência em análise de riscos, controle de perdas, plano de continuidade de negócios e Enterprise Risk Management. Por meio da HighDome, uma Protected Cell Company (PCC), o grupo oferece soluções alternativas de transferência de riscos ao mercado tradicional de seguros. Por fim, enquanto as recentes aquisições de Process, Tovese e CredRisk reforçam a expertise da empresa no setor de P&C e Garantias, a aquisição total da 838 Soluções e a compra da Ben’s e da QH Consult reiteram o domínio no segmento de Benefícios Corporativos, Gestão Automatizada de Benefícios, Benefícios Flexíveis e Educação. Para mais informações, acesse: https://www.mdsgroup.com - https://credriskseguros.com

Deixe um comentário: