CredRisk Seguros

O papel do distribuidor de insumos como agente de crédito

De olho na dinâmica e do crescimento contínuo do agronegócio brasileiro, o BACEN, por meio da Resolução 4.631 de 22/02/2018, passou a autorizar a contratação de distribuidores de insumos como agentes intermediários nas operações de crédito rural.

Na prática, essa transformação agrega inúmeras vantagens aos fornecedores de matérias primas, mas também evidencia alguns desafios na distribuição de produtos e na concessão de financiamentos para esse segmento, gerando inclusive alguns riscos que devem ser levados em consideração.

E para entender melhor o papel dessas empresas como agentes de crédito, nós preparamos este post com algumas dicas e informações úteis sobre o tema.
Boa leitura!

 

Distribuidores de insumo como agentes de crédito no agronegócio

Como bem adiantamos, uma resolução recente do Banco Central passou a permitir que distribuidores de insumo atuem também como agentes de crédito rural, o que amplifica as oportunidades do setor e abre inúmeras portas à essas empresas.

E são dois aspectos essenciais que ajudam a explicar o fortalecimento desses distribuidores como agentes de crédito no mercado nacional. São eles:

  • A forte atuação de fundos de private equity e de investidores estratégicos;

  • O equilíbrio dos portfólios de alguns fabricantes de matérias primas rurais.

Essa combinação de fatores faz do distribuidor de insumos se atentar cada vez mais à eficiência operacional e financeira de suas empresas, tendo em vista que tais critérios são diferenciais competitivos e, portanto, caso não consigam atendê-los, há riscos de perder competitividade e bons negócios em um mercado cada vez mais dinâmico.

Fora isso, o mercado de agronegócio tem vivido os seus melhores dias, com crescimentos consecutivos nas exportações, novos investidores e uma taxa de câmbio favorável aos negócios.


Qual o papel do distribuidor de insumo com agente de crédito na prática

Com a resolução do BACEN, os distribuidores de insumos passam a atuar também como agentes de crédito no mercado de agronegócio, o que significa que tais empresas podem atuar em conjunto com instituições financeiras no suporte e auxílio na contração de processos e financiamentos.

Assim, entre os serviços prestados pelo agente de crédito, vale destacar:

  • Preenchimento de dados cadastrais;

  • Recepção, avaliação e envio de propostas às instituições financeiras;

  • Gestão de documentos dos interessados;

  • Orientação sobre normas, leis e regulamentos do crédito rural, dos seguros e programas de garantia da atividade agropecuárias;

  • Fiscalização sob a integral responsabilidade do banco contratado;

  • Aviso de notificações judiciais ao produtor.

Em resumo, esse é o papel do distribuidor de insumos como agente de crédito no setor do agronegócio e as principais mudanças e vantagens que a recente resolução do Banco Central proporciona ao mercado.

E se você quer conhecer soluções específicas e seguros voltados ao setor rural, não deixe de conversar com um especialista no assunto e de conferir todos os produtos da Credrisk.

 

Sobre a MDS
MDS é um grupo multinacional de corretagem de seguro e resseguro, consultoria de riscos e gestão de benefícios. É líder de mercado em Portugal, está entre os maiores no Brasil e presente também em Angola, Moçambique e Espanha. Mundialmente, a companhia opera por meio da Brokerslink – empresa fundada pelo grupo e que gere uma rede de brokers presente em mais de 120 países, totalizando cerca de 25.000 profissionais de seguros. Em resseguro, a organização atua no Brasil, em Portugal e na África com a marca MDS RE. A RCG - Risk Consulting Group é a empresa referência em análise de riscos, controle de perdas, plano de continuidade de negócios e Enterprise Risk Management. Por meio da HighDome, uma Protected Cell Company (PCC), o grupo oferece soluções alternativas de transferência de riscos ao mercado tradicional de seguros. Por fim, enquanto as recentes aquisições de Process, Tovese e CredRisk reforçam a expertise da empresa no setor de P&C e Garantias, a aquisição total da 838 Soluções e a compra da Ben’s e da QH Consult reiteram o domínio no segmento de Benefícios Corporativos, Gestão Automatizada de Benefícios, Benefícios Flexíveis e Educação. Para mais informações, acesse: https://www.mdsgroup.com - https://credriskseguros.com

Deixe um comentário: