CredRisk Seguros

Setor de metalurgia aumenta demanda para seguro de crédito

O baixo crescimento econômico, a variação cambial e os impactos deixados pela recente pandemia de Covid ainda atingem o setor de metalurgia no Brasil, que vê aumentar, consideravelmente, alguns riscos que há muito tempo estavam mais controlados.

Além disso, há uma forte pressão interna e internacional em relação à adoção de práticas de ESG nessas empresas, em especial sobre as indústrias de exploração.

Tudo isso, somado ao risco de uma crise generalizada no mercado como um todo, o setor de metalurgia passa a enxergar o chamado Seguro de Crédito como uma solução estratégica e eficiente nesses tempos de mudanças e de riscos eminentes.

E para entender melhor porque esta área tem apostado nesta alternativa, nós preparamos um post com dicas e informações úteis sobre o tema.

Confira até o final e boa leitura!

 Por que o setor de metalurgia enfrenta tantas turbulências?

De acordo com levantamentos recentes, a inflação no setor de metalurgia desacelerou na virada do ano em quase 0,56%, porém isso ainda não é suficiente para indicar um cenário de queda contínua.

Pelo contrário! Na verdade, segundo especialistas, esse percentual tem ligação direta com a variação cambial e, portanto, ainda é cedo para se acreditar em um cenário estável e de total segurança, já que a moeda americana continua em alta e com bastante oscilação.

Outro fator que influencia e ainda traz riscos para o setor metalúrgico se refere a forte queda nas exportações, na alta de preços e nas incertezas sobre o futuro da pandemia.

Por fim, há também uma pressão gigantesca de autoridades e parceiros sobre a adoção de práticas ESG nas indústrias nacionais, que de fato, ainda estão muito atrás da tendência global e, em alguns casos, ainda insistindo em métodos obsoletos de exploração.

E como o Seguro de Crédito surge como alternativa estratégica?

Como o aumento dos riscos destacados, o Seguro de Crédito passou a ter uma demanda maior no setor de metalurgia, já que tal solução garante mais proteção à saúde financeira dessas indústrias, em especial, contra a inadimplência de clientes em tempos de crise.

Além disso, o Seguro de Crédito engloba coberturas no mercado internacional, no qual o setor metalúrgico atua com ampla participação.

Dessa forma, o Seguro de Crédito passa a ser uma alternativa inteligente e eficiente para que as empresas mantenham suas vendas em dia, ainda que o mercado enfrente diversas turbulências e pressões por todas as partes.

E neste contexto, uma apólice deste tipo serve como ferramenta que visa reduzir riscos e garantir um fluxo de caixa livre de imprevistos e surpresas.

Em resumo, esse é um pequeno panorama sobre os principais riscos e desafios que o setor de metalurgia tem encarado nos últimos anos e como o Seguro de Crédito passou a ser enxergado com outros olhos pelos gestores, visto a eficiência e segurança que sua apólice proporciona aos negócios em momentos de tamanhas incertezas econômicas.

Gostou do post? Quer saber mais sobre Seguro de Crédito e como contratar uma apólice para a sua indústria? Então, converse com um de nossos especialistas e agende uma apresentação da CredRisk Seguros. 

Deixe um comentário: