CredRisk Seguros

Aumento de custo de produção na indústria metalúrgica reforça a necessidade de proteção de recebíveis

A recente pandemia de Covid-19, somada às novas turbulências econômicas geradas pela crise e pelo risco de guerra na Europa, ajudam a explicar um pouco o atual – e constante – aumento de custo na produção da indústria metalúrgica no Brasil e no mundo.

De tempos para cá, diversos insumos e matérias-primas essenciais apresentaram um crescimento significativo em seus custos na metalurgia e, consequentemente, isso gerou uma cadeia de preços mais elevados na cadeia produtiva e nas vendas dessa indústria. 

E como já esperado, o mercado se retrai cada vez mais e eleva as tensões sobre os riscos de recebíveis, especialmente no que se refere à inadimplência de clientes. 

Por isso, para entender melhor os efeitos desse cenário e buscar soluções inteligentes e seguras para manter as vendas em dia e com mais segurança sobre os créditos concedidos, nós preparamos este post com informações e dicas úteis para a sua empresa. 

Confira até o final e boa leitura! 

 

Custos continuam a crescer na indústria metalúrgica 

Quem atua no setor metalúrgico certamente têm acompanhado o aumento de custos na produção, especialmente por conta dos reajustes consecutivos de diferentes insumos, como o aço, o carvão e o minério de ferro. 

Como bem destacado mais acima, evidentemente que esses valores acabam sendo repassados para os produtos e produções da indústria metalúrgica e o resultado não poderia ser outro: retração nas vendas e riscos de créditos mais elevados. 

Prova disso, é que desde janeiro até março deste ano, a inadimplência cresceu consecutivamente neste e em outros setores produtivos, atingindo marcas históricas e acendendo um alerta entre empresas e investidores. 

Além disso, é importante ressaltar que, historicamente, a indústria metalúrgica ocupa um dos primeiros lugares em faturamento, mas não podemos dizer em termos de lucratividade. 

E um dos motivos disso se dá pelos altos custos de produção, que sofrem aumentos significativos e acarretando em fatores já conhecidos, tais como: 

  • Falta de insumos, consequência da guerra geopolítica; 
  • Inflação; 
  • Aumento do custo de energia; 
  • Aumento do custo de combustíveis. 

 

 E como proteger a saúde financeira na metalurgia? 

Em tempos de tamanha instabilidade econômica e de muitas incertezas sobre o futuro do setor, a única saída para a crise é proteger os recebíveis e encontrar alternativas para driblar os riscos da inadimplência. 

E para isso, uma solução que ganha notoriedade cada vez mais na indústria da metalurgia é o chamado Seguro de Crédito

Na prática, este tipo de apólice visa ressarcir os credores em caso de falta de pagamento por suas vendas a prazo, o que tem sido uma alternativa extremamente útil nesse cenário de pressão e de aumento nos custos. 

Dessa forma, a indústria de metalurgia consegue conceder mais crédito ao mercado, manter as vendas em dia e mitigar os riscos de possíveis inadimplências de seus clientes a partir de uma apólice dessa. 

A CredRisk Seguros, empresa do Grupo MDS, é especializada em soluções de gestão de riscos de crédito – com destaque para o seu Seguro de Crédito –, e tem vasta experiência no atendimento do setor metalúrgico. 

Por isso, se a sua empresa tem sentido os efeitos do aumento de custos na produção do setor e busca uma solução segura, inteligente e flexível para driblar a crise, convidamos a conversar agora com um de nossos especialistas e conhecer os nossos planos especiais. 

 

Sobre a MDS  

MDS é um grupo multinacional de corretagem de seguro e resseguro, consultoria de riscos e gestão de benefícios. É líder de mercado em Portugal, está entre os maiores no Brasil e presente também em Angola, Moçambique e Espanha. Mundialmente, a companhia opera por meio da Brokerslink – empresa fundada pelo grupo e que gere uma rede de brokers presente em mais de 120 países, totalizando cerca de 25.000 profissionais de seguros. Em resseguro, a organização atua no Brasil, em Portugal e na África com a marca MDS RE. A RCG - Risk Consulting Group é a empresa referência em análise de riscos, controle de perdas, plano de continuidade de negócios e Enterprise Risk Management. Por meio da HighDome, uma Protected Cell Company (PCC), o grupo oferece soluções alternativas de transferência de riscos ao mercado tradicional de seguros. Por fim, enquanto as recentes aquisições de Process, Tovese e CredRisk reforçam a expertise da empresa no setor de P&C e Garantias, a aquisição total da 838 Soluções e a compra da Ben’s e da QH Consult reiteram o domínio no segmento de Benefícios Corporativos, Gestão Automatizada de Benefícios, Benefícios Flexíveis e Educação. Para mais informações, acesse: https://www.mdsgroup.com

Deixe um comentário: