CredRisk Seguros

Indústria alimentícia emprega produtos como garantia de fluxo de caixa com o Seguro de Crédito

A demanda de Seguro de Crédito na indústria alimentícia não é, necessariamente, uma novidade recente no setor e, inclusive, podemos dizer que tal estratégia já é “velha conhecida” entre muitos gestores e empresas desta área.

No entanto, hoje em dia, o uso deste tipo de apólice tem crescido significativamente e se ampliado por mais e mais organizações, visto o atual cenário econômico do país, a alta da inflação, as incertezas globais e, claro, por conta da proteção e estabilidade financeira que esta solução garante.

E para entender um pouco mais sobre essa relação entre Seguro de Crédito e a Indústria Alimentícia, preparamos este post com dicas e informações úteis para você.

 

Afinal, por que tem crescido a demanda de Seguro de Crédito na indústria alimentícia?

 

Como bem destacamos, o uso do Seguro de Crédito na indústria alimentícia não é lá uma novidade recente e muito mesmo uma estratégia desconhecida pelos gestores do setor.

Pelo contrário, na última década tem se notado um crescimento bem significativo desta demanda e alguns fatores ajudam a explicá-la.

Por exemplo, em 2016, quando houve um levantamento mais específico sobre o tema, registrou-se um aumento de 11% nas contratações do Seguro de Crédito pela indústria alimentícia, época essa em que a solução ainda era considerada incipiente no país e com um cenário econômico um pouco mais estabilizado em comparação ao atual.

Hoje, praticamente 8 anos após, o Seguro de Crédito já se tornou um nome mais recorrente dentro da gestão dessas indústrias e, por vez, ainda foi impulsionado pelos recentes riscos gerados por uma pandemia sem precedentes, por turbulências políticas, por uma economia mais fraca, um descontrole inflacionário e, mais recentemente, por uma guerra inesperada na Europa.

 

Quais são os riscos atuais enfrentados pela indústria de alimentos e bebidas?

 

Ainda que a pandemia tenha sido controlada no último ano, algumas sequelas foram deixadas e seus efeitos permanecem afetando a indústria alimentícia no Brasil e no mundo.

Fora isso, questões climáticas, econômicas e até mesmo diplomáticas, somam ainda como desafios recorrentes para o setor. De forma resumida, podemos destacar alguns destes principais riscos financeiros e econômicos para a indústria de alimentos. Confira!

  • Escassez de matérias-primas: a pandemia e outros fatores, como clima extremo, têm afetado a disponibilidade de matérias-primas para a produção de alimentos.

  • Flutuações de preços: a pandemia e a escassez de matérias-primas têm levado a flutuações no preço dos alimentos e bebidas.

  • Interrupções na cadeia de suprimentos: tanto a pandemia, como a atual guerra na Ucrânia, causou (e ainda causa) interrupções na cadeia de suprimentos, incluindo atrasos nos envios, escassez de mão de obra e aumento dos custos logísticos.

  • Inadimplência de clientes: a pandemia e a incerteza econômica têm aumentado o risco de inadimplência dos clientes.

  •  Regulamentação: o setor alimentício está sujeito a uma série de regulamentos, incluindo os relacionados à segurança alimentar e à saúde pública, que podem aumentar os custos e limitar a capacidade de responder rapidamente às mudanças de mercado.


 

Como o Seguro de Crédito tem permitido mais estabilidade financeira na indústria alimentícia?

 

O setor de alimentos e bebidas tem visto um aumento na demanda por seguro de crédito devido aos desafios destacados acima e a necessidade de proteção contra o risco de inadimplência de clientes.

Afinal, o seguro de crédito para a indústria alimentícia fornece proteção financeira para as empresas do setor, garantindo que recebam pagamentos mesmo se um cliente não puder cumprir suas obrigações financeiras.

Isso ajuda a minimizar os riscos financeiros e a preservar a saúde financeira da empresa. Além disso, a indústria alimentícia pode usar produtos como garantia de fluxo de caixa com o seguro de crédito e garantir um caixa mais estável e protegido contra os riscos financeiros.

Enfim, esse é um pequeno panorama do uso do Seguro de Crédito pela indústria alimentícia e os principais motivos que têm levado o aumento desse tipo de apólice no setor e suas vantagens práticas como proteção financeira em tempos de tamanha incerteza econômica.

E se você quer saber mais e como contratar o Seguro de Crédito para sua empresa de alimentos e bebidas, não deixe de conversar com um de nossos especialistas.

 

Sobre a MDS

A MDS é um grupo multinacional de corretagem de seguro e resseguro, consultoria de riscos e gestão de benefícios. É líder de mercado em Portugal, está entre os maiores no Brasil e presente também em Angola, Moçambique e Espanha. Mundialmente, a companhia opera por meio da Brokerslink – empresa fundada pelo grupo e que gere uma rede de brokers presente em mais de 120 países, totalizando cerca de 25.000 profissionais de seguros. Em resseguro, a organização atua no Brasil, em Portugal e na África com a marca MDS RE. A RCG - Risk Consulting Group é a empresa referência em análise de riscos, controle de perdas, plano de continuidade de negócios e Enterprise Risk Management. Por meio da HighDome, uma Protected Cell Company (PCC), o grupo oferece soluções alternativas de transferência de riscos ao mercado tradicional de seguros. Por fim, enquanto as recentes aquisições de Process, Tovese e CredRisk reforçam a expertise da empresa no setor de P&C e Garantias, a aquisição total da 838 Soluções e a compra da Ben’s e da QH Consult reiteram o domínio no segmento de Benefícios Corporativos, Gestão Automatizada de Benefícios, Benefícios Flexíveis e Educação. Para mais informações, acesse: https://www.mdsgroup.com - https://credriskseguros.com

Deixe um comentário: