Phillip Krinker

O que é o Seguro Garantia? Tudo o que você precisa saber

O Seguro Garantia surgiu no Brasil no ano de 1967, através do Decreto – Lei 200, no qual regulamenta o Seguro Garantia como uma das alternativas ao caução em dinheiro, títulos de dívida pública ou fiança bancária, para empresas que participavam de licitações e prestavam serviços ao poder público.

A partir dos anos 90, o Seguro Garantia passou a ser mais utilizado devido a uma decisão do Banco Central, que estabeleceu que os bancos fossem obrigados a dispor de capital equivalente a 11% do valor dos empréstimos realizados. Essa decisão do Banco Central limitou a fiança bancária, principalmente pelo preço praticado, o que acabou favorecendo o Seguro Garantia no Brasil.

O Seguro Garantia é um ramo de seguro que tem como finalidade garantir o fiel cumprimento das obrigações descritas em contrato. Inicialmente, o Seguro Garantia era bastante utilizado em contratos entre entidades privadas e órgãos públicos, principalmente na modalidade tradicional. Com o passar do tempo e as necessidades apresentadas pelo mercado, o Seguro Garantia passou a ser aceito em contratos entre entidades privadas.

O principal motivo dessa mudança tem muito a ver com o custo do Seguro Garantia, que muitas vezes é mais competitivo frente à fiança bancária, o não-comprometimento da linha bancária de uma empresa e a velocidade na emissão da apólice.

Em uma apólice de Seguro Garantia, temos três partes envolvidas: tomador, segurado e seguradora.

O tomador em uma apólice de Seguro Garantia, é o contratante da apólice e o fator de risco, uma vez que, é ele quem deve cumprir com as obrigações contratadas em uma apólice.

O segurado é o beneficiário da apólice de Seguro Garantia e solicita ao tomador a contratação do Seguro Garantia.
Por último temos a seguradora, que é a garantidora do Seguro Garantia, que em caso de inadimplência do contrato por parte do tomador, passa a ser responsável por pagar a indenização ao segurado da apólice.

O mercado de seguros no Brasil é um dos setores que mais crescem, e o Seguro Garantia tem grande participação neste crescimento, pois se trata de um produto mais competitivo frente à fiança bancária que é seu principal concorrente. Comparando o prêmio emitido entre Maio 2016 - Abril – 2017 e Maio 2017 – 2018, o mercado de seguro garantia cresceu 104%, de acordo com os dados da Susep. Esse crescimento se deve bastante ao Seguro Garantia judicial no Brasil.

Além do Seguro Garantia, somos especialistas em Seguro de Crédito. Quer saber mais sobre o Seguro de Crédito? Baixe agora mesmo o Guia Definitivo que vai sanar quaisquer dúvidas que ainda restam sobre o serviço:

Deixe um comentário: