CredRisk Seguros

O Seguro Garantia em substituição ao Depósito Judicial Recursal

22 de Setembro de 2020 CredRisk Seguros 0 Comentários

Ações judiciais fazem parte da rotina das empresas e os trâmites processuais podem refletir em altos custos para o negócio, especialmente quando os problemas são recorrentes. Entre esses , estão os chamados Depósitos Recursais, que representam uma espécie de garantia de pagamento ao reclamante.

Porém, o que sempre foi visto como uma dor de cabeça para as empresas, hoje, tem uma alternativa muito mais interessante e viável para substituir a necessidade dos depósitos judiciais: o Seguro Garantia.

Se você ainda não sabia que o Seguro Garantia já pode substituir os depósitos recursais durante as ações e quer entender melhor como esse sistema funciona na prática, confira o nosso post até o final, porque separamos dicas e informações bem mais vantajosas para a sua empresa! Podemos começar?

Quais vantagens do Seguro Garantia em relação ao Depósito Recursal?

O uso do Seguro Garantia no lugar do Depósito Recursal é assunto recente no mercado e, talvez por isso, ainda pouco aplicado na prática. Essa mudança se deu com a nova Reforma Trabalhista, na qual trouxe a possibilidade de as empresas apresentarem o seguro como garantia dos valores recursais ou como substituição das quantias em dinheiro já pagas no âmbito de processos trabalhistas.

Na prática, a função do Depósito Recursal é de assegurar que a empresa arcará com a decisão da ação, no caso de o resultado ser desfavorável em uma outra instância. Em outras palavras, é uma garantia do reclamante de que aquele recurso está “bloqueado” e ele poderá recebê-lo, caso vença nos tribunais.

Por outro lado, isso pode significar um alto impacto financeiro para a empresa julgada e influenciar diretamente na saúde econômica do negócio, o que não é nada bom em tempos de crise como o atual.

Indiscutivelmente, a possibilidade de usar o Seguro Garantia em substituição ao Depósito Judicial Recursal muda por completo esse cenário e traz inúmeras vantagens às organizações.

Para exemplificar melhor, destacamos algumas delas:

  • A empresa não abre mão de suas reservas ou sofre com bloqueios dos investimentos;
  • Gera mais segurança e economia ao negócio;
  • O valor do seguro pode ser usado para pagar parte incontroversa;
  • A apólice não pode ser cancelada durante o juízo, o que garante total segurança para as partes;
  • Mais econômica e vantajosa que fiança bancária;
  • Por ter um custo menor de investimento, o Seguro Garantia em substituição ao Depósito Recursal aumenta a possibilidade de o empregador seguir em outras instâncias e tentar recorrer.

Quando é a hora de contratar um Seguro Garantia?

Toda empresa está sujeita a ações trabalhistas e, portanto, estar em contato com uma corretora especializada é sempre uma boa estratégia. Afinal, nunca se sabe quando e como o empregado vai reagir após uma demissão, acidente ou descontentamento.

Em geral, após a primeira instância e uma decisão desfavorável, a empresa só poderá recorrer se apresentar garantias do valor. Como bem dissemos, um Depósito Recursal vai representar um impacto direto ao financeiro do negócio, enquanto o Seguro Garantia proporciona tempo e economia até o fim do processo.

Enfim, essas são algumas dicas e informações sobre a nova possibilidade de usar o Seguro Garantia em substituição ao Depósito Recursal e usufruir de inúmeras vantagens e benefícios que esse sistema proporciona às empresas.

Se você quer saber mais sobre o assunto e cotar planos ideais para a necessidade de seu negócio, temos uma equipe especializada e pronta para esclarecer suas dúvidas.

Entre em contato e conheça as soluções propostas pela CredRisk Seguros.

 

Deixe um comentário: