CredRisk Seguros

O seguro de crédito pode aumentar as suas vendas, mesmo em momentos de crise econômica

Quando o assunto é seguro de crédito, em geral, o que nos vem primeiro à cabeça é a função de segurança do patrimônio da empresa e das garantias em casos de inadimplência de clientes.

No entanto, especialmente nesses tempos de crise e de incertezas econômicas, esse tipo de seguro funciona como uma excelente alternativa estratégica para se tornar mais competitivo no mercado e, consequentemente, garantir os volumes de vendas.

Se você quer entender melhor como utilizar o seguro de crédito para vender mais, não deixe de conferir as dicas a seguir. Podemos começar?

Afinal, como o seguro de crédito pode aumentar as vendas de sua empresa?

De uma forma geral, o seguro de crédito é um tipo de proteção contra a inadimplência de vendas a prazo, no qual a seguradora contratada se compromete a indenizar a sua empresa, em caso de atrasos ou falta de pagamentos.

Por si só, isso já representaria uma segurança confortável à saúde financeira de sua empresa. Porém, há muitas outras vantagens que um seguro de crédito pode proporcionar ao negócio e, claro, agregar ainda mais às suas estratégias de vendas.

A seguir, destacamos algumas delas. Confira!

Mais flexibilidade para negociação

Em tempos de crise, é natural que os clientes optem por “segurar” dinheiro por mais tempo, justamente por conta das incertezas e instabilidades econômicas no mercado. Ou seja, isso significa que os investimentos e as compras passem a ser mais cautelosas e estratégias, minimizando riscos e custos excessivos.

Logo, a alternativa para a sua empresa, na posição de vendedora ou prestadora de serviços, tende a ser a flexibilização e a facilitação nas negociações, aumentando prazos, realizando promoções, reavaliando custos etc.

Sem dúvidas, essas estratégias trazem vantagens incalculáveis ao seu cliente e torna a sua empresa mais competitiva e com reais possibilidades de aumento das vendas. Por outro lado, o seguro de crédito se mantém como o principal facilitador dessas ações e o grande pilar de segurança e proteção para o seu negócio.

Alavancagem de vendas

Outra vantagem que o seguro de crédito pode proporcionar para o aumento de vendas em sua empresa é o que podemos chamar de “terceirização de riscos”. Na prática, isso funciona da seguinte forma: vamos supor que a sua empresa libere R$ 300 mil de crédito para um determinado cliente e a sua seguradora aprove o mesmo valor para o mesmo cliente. 

Com isso, o seu departamento de vendas passa a ter uma margem de R$ 600 mil em crédito para aquele consumidor, possibilitando aumentar prazos e dividindo os riscos com a seguradora.

Análise de crédito estratégica

Em tempos de crise, vender para clientes duvidosos e sem nenhuma garantia, de fato, traz sérios riscos à empresa. Por isso, ao contratar um seguro de crédito, é papel da seguradora analisar cada perfil e situação financeira do consumidor, de forma detalhada e estratégica, simulando assim os valores e limites mais adequados.

Isso auxilia a sua gestão saber até quanto é recomendado e seguro vender para cada cliente, quais os reais riscos daquela negociação e quais as provisões mais assertivas para essas vendas.

Enfim, essas são algumas vantagens que um seguro de crédito pode oferecer ao seu negócio, muito além da proteção e segurança contra inadimplência. Afinal, esse tipo de contratação agrega também às suas estratégias comerciais, torna sua empresa mais competitiva no mercado, oferece facilidades aos clientes e, claro, possibilita o aumento real das vendas.

Gostou? Quer conferir mais dicas e conhecer outras vantagens? Então, aproveite para ler também nosso próximo post e veja 5 benefícios indiscutíveis que um seguro de crédito pode oferecer às empresas.

Deixe um comentário: