CredRisk Seguros

Requisitos para obter uma apólice de Seguro Garantia

O Seguro Garantia é uma modalidade que visa assegurar o cumprimento de tudo aquilo que foi acordado dentro de um acordo empresarial, garantindo assim que não haja prejuízos ao segurado em caso de quebras de contratos, falência do parceiro ou mesmo desrespeitos às cláusulas previstas.

Além disso, esse tipo de seguro funciona como alternativa em substituição ao Depósito Recursal ou à fiança bancária.

Porém, você sabe quais são os requisitos para obter uma apólice de Seguro Garantia para a sua empresa e quais as vantagens que essa modalidade pode trazer ao seu negócio?

Pensando nisso, preparamos um miniguia com dicas e informações úteis de tudo o que é necessário para contratar um Seguro Garantia e como sua empresa pode se proteger contra riscos nesse momento de incertezas. Vamos conferir?

O que é Seguro Garantia e suas vantagens?

Como resumimos um pouco acima, o Seguro Garantia é uma modalidade que visa assegurar o cumprimento fiel de todas as obrigações e direitos assumidos pela empresa dentro de um contrato corporativo.

Em outras palavras, se algum de seus parceiros comerciais quebrar um contrato, ou desobedecer a cláusulas, a corretora contratada agirá em sua proteção e ressarcirá seus prejuízos.

Entre os principais benefícios do Seguro Garantia para sua empresa, vale destacar:

  • Custos acessíveis e mais vantajosos do que uma fiança bancária;
  • Contragarantias única, o que abrange todas as apólices emitidas;
  • Linha de crédito específica;
  • Mais flexibilização de recursos, sem imobilização para caução;
  • Maior certeza de conclusão de um projeto;
  • Mais eficácia na solução de divergências.
E quais requisitos para obter uma apólice de Seguro Garantia?

Para obter uma apólice de Seguro Garantia para sua empresa, o primeiro passo é buscar por uma corretora especializada na modalidade e realizar uma cotação com sua equipe.

Para isso, a empresa precisa repassar dados e informações básicas de seu negócio, assim como as do edital de licitação ou contrato assumido. Após esse envio, cabe à seguradora analisá-los e realizar a cotação adequada, conforme as necessidades e características da proposta.

Outros documentos mais específicos poderão ser solicitados nessa fase de avaliação, dependendo de cada caso para uma análise mais completa, como balanços financeiros e contrato social da empresa.

Porém, de uma forma geral, os requisitos para obter uma apólice de Seguro Garantia se resumem ao seguinte fluxo:

  1. Preenchimento de uma ficha cadastral;
  2. Envio de documentos como:

       2.1. demonstrações financeiras dos últimos 3 exercícios (DRE, balanço etc.);

       2.2. Estatuto ou Contrato Social;

       2.3. Ata de eleições;

       2.4. Contratos em carteira (executados ou a serem fechados);

  1. Apresentação institucional e expectativas de demandas futuras (se tiver);
  2. Envios de documentos extras, caso necessário.

Em geral, esses são os requisitos para obter uma apólice de Seguro Garantia e algumas das vantagens que essa modalidade proporciona na prática às empresas que assumem contratos e licitações para fornecimento de bens ou prestações de serviços com seus parceiros.

Quer realizar uma cotação ou contratar esse tipo de proteção com uma corretora especializada? Então, converse com um de nossos especialistas e saiba mais!

Deixe um comentário: