CredRisk Seguros

Geradoras e distribuidoras de energia: as principais diferenças de cenários econômicos

Historicamente conhecido pela estabilidade econômica e, em geral, por baixos riscos de crédito, o setor de energia tem se destacado cada vez mais entre as carteiras de investimentos no Brasil.

No entanto, vale destacar que tal setor se divide em diferentes frentes de atuação e, cada qual, apresenta características, oportunidades e também riscos distintos.

Aqui, falaremos basicamente das diferenças de cenários entre Geradoras e Distribuidoras de Energia e como o atual panorama econômico impacta a atuação dessas empresas no mercado.

Geradoras e distribuidoras de energia: as principais diferenças de cenários econômicos

As geradoras de energia são aquelas responsáveis pela efetiva produção de energia no país, operando principalmente as hidrelétricas, mas também, cada vez mais, aumentando suas participações a partir de outras fontes renováveis, tais como eólicas e solares.

Nesse caso, tais companhias (públicas e privadas) atuam em um cenário de maior estabilidade e menos suscetíveis a riscos.

De outro lado, há as distribuidoras de energia, que são as empresas que, literalmente, levam os serviços e produtos até o consumidor final e, por esse motivo, costumam atuar em um cenário menos estável e com maiores oscilações econômicas.

Em outras palavras, as distribuidoras correm mais riscos com possíveis atrasos das contas e redução do consumo pela população em momentos de crise, afetando assim os recebíveis e requerendo mais ações de proteção de crédito.  

 Seguro de crédito: uma alternativa inteligente para o setor de energia

Em tempos de crise, os atrasos de pagamentos de contas e a redução no consumo dos serviços podem ser considerados fatores de risco para essas empresas e, consequentemente, afetar a saúde e a estabilidade financeira das organizações.

Por isso, o seguro de crédito surge como uma alternativa de proteção inteligente ao crédito das geradoras e distribuidoras de energia, já que tal apólice visa ressarcir o segurado em caso de inadimplência ou atraso nos pagamentos dos consumidores.

Além disso, algumas corretoras oferecem soluções customizadas, o que permite personalizar serviços e produtos, conforme as necessidades do setor e de suas empresas.

A CredRisk Seguros é uma corretora especializada em Seguro de Crédito e outras diversas soluções que atendem às principais exigências do setor de energia. A empresa faz parte do grupo MDS, uma das organizações mais renomadas e atuantes no mercado de seguros.

Por isso, se quiser conhecer um pouco mais sobre o Seguro de Crédito e outras alternativas para a proteção financeira de sua empresa no setor de energia, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e conheça os diferenciais da CredRisk Seguros.

 

Sobre a MDS 
MDS é um grupo multinacional de corretagem de seguro e resseguro, consultoria de riscos e gestão de benefícios. É líder de mercado em Portugal, está entre os maiores no Brasil e presente também em Angola, Moçambique e Espanha. Mundialmente, a companhia opera por meio da Brokerslink – empresa fundada pelo grupo e que gere uma rede de brokers presente em mais de 120 países, totalizando cerca de 25.000 profissionais de seguros. Em resseguro, a organização atua no Brasil, em Portugal e na África com a marca MDS RE. A RCG - Risk Consulting Group é a empresa referência em análise de riscos, controle de perdas, plano de continuidade de negócios e Enterprise Risk Management. Por meio da HighDome, uma Protected Cell Company (PCC), o grupo oferece soluções alternativas de transferência de riscos ao mercado tradicional de seguros. Por fim, enquanto as recentes aquisições de Process, Tovese e CredRisk reforçam a expertise da empresa no setor de P&C e Garantias, a aquisição total da 838 Soluções e a compra da Ben’s e da QH Consult reiteram o domínio no segmento de Benefícios Corporativos, Gestão Automatizada de Benefícios, Benefícios Flexíveis e Educação. Para mais informações, acesse: https://www.mdsgroup.com.

Deixe um comentário: